Metodologia
A Artéria foi criada em 2013, a partir da vivência com a organização Internacional Partner for Youth Empowerment (PYE) e seu Modelo do Empoderamento Criativo. Essa metodologia é utilizada e contextualizada em nossos processos formativos como ferramenta de promoção de mudanças concretas no mundo, por meio do desenvolvimento do potencial das pessoas que participam destes processos.
EMPODERAMENTO
Aumentar a confiança para sermos capazes de imaginar a vida que desejamos para nós, para nossas comunidades e para o mundo, aumentando nosso poder de atuação.
EDUCAÇÃO EXPERIENCIAL
Os participantes das formações promovidas pela Artéria aprendem por meio de experiências e de atividades com características práticas e “mão na massa”, como exercícios de escrita livre e de improvisação teatral. A partir dessas vivências, são estimulados a refletir sobre o que foi feito, em um processo que estimula a metacognição (o pensar sobre como se pensa e aprende), e também a entenderem de que forma o que estão aprendendo e desenvolvendo pode ser incorporado em suas vidas e atuação profissional.
PRÁTICAS BASEADAS NAS ARTES
Aqui reside o diferencial da metodologia. As técnicas, ferramentas e atividades utilizadas nas formações da Artéria estão sempre relacionadas às modalidades artísticas (dança, música, teatro, artes visuais, literatura), por serem formas nas quais as subjetividades e emoções podem se manifestar. Além disso, as modalidades artísticas incentivam a troca e conexão entre os participantes das formações, o despertar da sensibilidade e o desenvolvimento da criatividade.
TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO DE GRUPOS
A prática em sala de aula exige a capacidade saber gerir grupos, considerando a participação e o engajamento das pessoas, como dar estímulos e favorecer os diferentes tipos de aprendizados, como criar um ambiente acolhedor e equitativo etc. Estes elementos surgem a partir da combinação de técnicas de facilitação e de habilidades pessoais desenvolvidas pelo educador/a, que, além de detentor/a de conteúdos, assume o papel de grande facilitador/a das interações e aprendizagens.