FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A Artéria, em parceria com a PYE Global, oferece para escolas e universidades o programa Sala de Aula Criativa, que tem como foco a formação de professores.

8 aulas de 2,5 horas

“A alegria e o sucesso dos jovens hoje depende de outros fatores, além de sucesso acadêmico e QI. Nossa missão é criar um movimento de pessoas capazes de preencher essa lacuna, provendo experiências de aprendizagem altamente transformadoras que ajudem a próxima geração atingir seu pleno potencial” 
Charlie Murphy, co-fundador da PYE Global

Como resultado deste treinamento, os professores irão:

Aprender técnicas de facilitação, que visam desenvolver a criatividade e competências socioemocionais dos alunos, de forma divertida, favorecendo a aprendizagem

Ganhar uma caixa de ferramentas de práticas criativas de fácil aplicação, envolvendo artes visuais, música, ritmo, escrita criativa, poesia e teatro de improviso

Explorar a própria criatividade, o que irá aumentar a sua auto-confiança e capacidade de ser flexível e criativo em sala de aula

Aprender maneiras de construir uma comunidade de aprendizagem vibrante em sua sala de aula para que os alunos se sintam apoiados para se expressarem e assumirem riscos criativos.

Princípios do Sala de Aula Criativa

A criatividade, o desenvolvimento de competências socio-emocionais e a descoberta de uma motivação interior, ou entusiasmo, estão cada vez mais sendo reconhecidas como competências centrais para obter sucesso na vida e no trabalho. Pesquisas afirmam que participar de atividades artísticas, é uma maneira altamente eficaz para desenvolver tais habilidades e ativa um “motor interno” que faz com que os jovens brilhem na escola, no trabalho e na vida. Ao redor do mundo, o número de escolas e instituições que se propõem a questionar modelos educacionais que não levam em conta o desenvolvimento de competências socioemocionais vem crescendo e é nosso desejo apoiá-las no desafio de implantar metodologias e formas de ensinar que tenham o entusiasmo e a paixão pela vida, pelo conhecimento e pelas pessoas no centro. A abordagem do Sala de Aula Criativa se baseia nos seguintes aspectos:

A criatividade é uma capacidade humana básica, todos somos criativos.

Competências socioemocionais, criatividade, motivação intrínseca (ou capacidade de se auto-motivar) e capacidade de resolver problemas, são indicadores mais precisos de sucesso na vida do que QI e a pontuação em testes.

A expressão criativa nutre a motivação intrínseca (ou capacidade de se auto-motivar) e estimula a maturidade social e emocional na juventude.

Os jovens prosperam em comunidades onde eles se sentem seguros, vistos, ouvidos e apoiados.

Os jovens prosperam na presença de adultos que são autênticos, tem compaixão e se sentem confiantes com sua própria criatividade.

Nós começamos a vislumbrar nosso lugar no mundo em geral dos 14 aos 24 anos, tornando a juventude a idade mais crítica para o desenvolvimento de habilidades que levam ao sucesso pessoal de longo prazo e ao desenvolvimento da capacidade de optar por interferir no planeta e na socidade.