FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA O EMPODERAMENTO DE JOVENS

A Artéria, em parceria com a PYE Global, oferece para escolas e universidades o programa Sala de Aula Criativa, que tem como foco a formação de professores.

‍Imagine um mundo onde todo jovem possa brilhar!

Nós não podemos prever o futuro, mas sabemos que competências como criatividade, empatia, coragem para se expressar, iniciativa, capacidade de reconhecer o próprio potencial, escuta e colaboração são chaves para uma vida plena e sucesso em um mundo que está em constante mudança.

32 horas divididos
em dois módulos de 16 horas

“A alegria e o sucesso dos jovens hoje depende de outros fatores, além de sucesso acadêmico e QI.  Nossa missão é criar um movimento de pessoas capazes de preencher essa lacuna, provendo experiências de aprendizagem altamente transformadoras que ajudem a próxima geração atingir seu pleno potencial” 

Charlie Murphy, co-fundador da PYE Global

A Partners For Youth Empowerment e a Artéria estão comprometidas com o desenvolvimento de competências nos jovens que destravem seu verdadeiro potencial.

O Sala de Aula Criativa apoia educadores e equipe técnica de escolas e ONGs a se conectarem com sua própria criatividade e encontrarem com isso alegria e efetividade no seu trabalho. Fornece ferramentas práticas e estratégias que ajudam a desenvolver competências socioemocionais como uma parte integral do processo de aprendizagem, por meio de práticas artísticas que envolvem: artes visuais, música, dança, ritmo corporal, escrita criativa, poesia e teatro do improviso.

Desenvolvemos treinamentos para atingirem as necessidades de cada escola ou ONG e os educadores podem usar essas ferramentas imediatamente após o treinamento realizado.

Exploramos a criatividade do educador, o que aumentará sua autoconfiança e sua capacidade de ser flexível e criativo em seus planejamentos e em sala de aula.

Compartilhamos maneiras de construir uma comunidade de aprendizagem vibrante em sala de aula, para que os professores e depois os alunos, se sintam apoiados para se expressar e assumir riscos criativos.

O programa foi testado com 100 professores de quatro escolas inovadoras da Inglaterra e agora chega ao Brasil e os resultados foram:

99% dos professores ficaram extremamente ou muito satisfeitos com o programa

99% relataram que o aprendizado
será útil no trabalho em sala de aula
com os alunos

92% perceberam que melhoraram muito ou completamente a aprendizagem sobre como encorajar a participação plena do aluno

99% recomendariam o programa para um colega

96% perceberam que melhoraram muito ou completamente suas habilidades de trabalhar em grupo

96% perceberam que melhoraram muito ou completamente sua coragem para tomar riscos criativos

“Uma bem-vinda e refrescante mudança em relação ao que é comum em treinamentos.
Foram 2 dias realmente divertidos e eu sinto que fomos conectados como um grupo que aprendeu muito para ser levado para a sala de aula. Obrigado!“

"É uma maneira diferente de refletir sobre educação e assuntos como gerenciamento da aula. Eu adorei a ênfase na positividade, empoderamento dos alunos e libertar os impulsos criativos.” 

“Começou com atividades aparentemente simples e foi sendo construído até produzirmos um final incrível. Esse processo ajuda a construir confiança, é inovador e facilita a aprendizagem.”

Os aprendizados principais relatados pelos professores com o treinamento foram:

Novas técnicas para começar uma aula praticando a criatividade

Formas de estimular o diálogo e a comunicação entre estudantes

Independente do momento da carreira que você está, esse treinamento trará um respiro ou um ar fresco para a sua rotina diária

Formas de identificar os pontos fortes dos alunos e a importância das relações entre eles

Atividades engajadoras para o professor fazer com os alunos divididos em pequenos grupos

Como conectar a classe com objetivos claros de aprendizagem, para que o que fazem ganhe mais sentido